domingo, 25 de abril de 2010

Intervenção Urbana

Projeto: Intervenções Coletivas, Paisagens Urbanas
Título: RECICLARTE –(Reciclar com arte)
Objetivos:
• Possibilitar a formação de estudantes críticos, dinâmicos e capazes de perceber o mundo em que vivem através da expressão artística.
• Elaborar produções artísticas utilizando elementos básicos da linguagem visual.
• Criar produções artísticas utilizando materiais recicláveis, de fácil manuseio e disponibilidade para os alunos.
• Ter autonomia na realização de suas produções artísticas e apreciações estéticas
• Compreender e usufruir da arte em suas mais variadas formas de manifestações artísticas.
• Estabelecer relação entre a arte e outras áreas do conhecimento em geral, bem como com questões relevantes no contexto sócio-cultural (Poluição, lixo, preservação, reciclagem, Meio Ambiente).
Justificativa:
Considerando quer a arte é considerada como um campo importante do saber, que a ação base na construção, na elaboração pessoal, na cognição, na busca constante à dimensão do fazer e da experimentação, tendo como possibilidades de acesso e entendimento em atividades sócio-culturais, bem como a importância da conscientização ecológica justificam-se a intervenção coletiva.
Pesquisa:
Intervenção Urbana é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
Consiste em um desafio ou, no mínimo, um comentário sobre um objeto (eventualmente, um objeto artístico) preexistente, através de grafites, cartazes, cenas de teatro ao ar livre ou acréscimo de outros elementos plásticos, de forma a modificar o significado ou as expectativas do senso comum, quanto a esse objeto.
Essa forma de manifestação também expande os conceitos de arte pois, afinal, se uma pedra pintada de vermelho, uma ilha encoberta por um pano e um homem andando de saia numa avenida movimentada de São Paulo são exemplos de manifestações artísticas, então o que (não) seria arte?
A intervenção é sempre inusitada, realizada a céu aberto e por ter um caráter crítico, seja do ponto de vista ideológico, político ou social, referindo-se a aspectos da vida nos grandes centros urbanos. Uma poesia embaralhada numa estação de metrô, por exemplo, é um convite para que as pessoas parem sua maratona frenética e dediquem alguns minutos para decifrar aquelas palavras. Mas as intervenções urbanas também podem ter outros alvos, como a marginalização da arte, problemas sociais, ambientais e outros.
Para Jorge Brand, devemos lembrar que a rua é um espaço público e criar uma relação ativa com ele só pode ser algo positivo. “A arte urbana tem como objetivo chamar a atenção. As pessoas estão tão treinadas a ver as coisas só de um jeito e o artista tem a capacidade de reajustar as coisas e gerar um novo olhar”, afirma Brand. Para ele, temos que ver a rua como um espaço de convivência e diálogo, ao invés de nos fecharmos, como vem acontecendo com a sociedade como um todo. André Mendes concorda com o colega e afirma que quanto maiores as cidades, mais as pessoas se tornam anônimas e fechadas. “As pessoas mal se olham na rua”, afirma. Para ele, o objetivo da intervenção urbana é fazer olhar de uma forma diferente para algo que você vê sempre mas não se dá conta. “Queremos que as pessoas tenham uma relação com a cidade como se ela fosse o seu quintal, que cuidem da sua rua”, conclui.
Estratégias de ação:
• Apresentar aos alunos o projeto oralmente, explicando de forma clara o que é uma intervenção urbana.
• Orientar a pesquisa na internet sobre intervenções artísticas na paisagem urbana, uso de imagens e sites confiáveis.
• Formação de grupos ação encarregados para recolhimento do lixo produzido na escola, bem como seu armazenamento de forma adequada e cuidados.
• Recolhimento por um determinado espaço de tempo do lixo produzido na escola.
• A partir daí, organização da intervenção coletiva no pátio da escola (quadra de arreia).
• Cada grupo poderá criar suas obras, usando os materiais ( lixo ) recolhidos e reaproveitados ,bem como o uso de arreia, folhas , restos de galhos disponíveis no ambiente escolar.
• Trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, destacando a importância da conscientização ambiental.
• Exposição coletiva explicação por parte dos alunos.

Materiais disponibilizados:
• Sala de informática, máquina digital.
• Sacos para recolhimentos do lixo, produzido na escola.
• Local adequado para armazenamento.
• Luvas para coleta do lixo diário.
• Tesouras, baldes plásticos, ferramentas de jardim para mexer na arreia.

Avaliação do Projeto:
O presente projeto será considerado satisfatório se o aluno no decorrer das atividades propostas:
* Demonstrar interesse, iniciativa, criatividade e prazer em realizar as atividades propostas.
* Apreciar e valorizar suas criações e dos colegas, respeitando as diferenças de produção.
* Expressar-se por meio das atividades artísticas as suas vivências emocionais, desenvolvendo uma forma pessoal de expressão.
*Despertar uma consciência critica escolar em relação a educação e a questão ambiental.

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