segunda-feira, 5 de abril de 2010

Meu Prensauto


Meu Prensauto.
Para realizar esta atividade demorei na escolha dos objetos, queria algo significativo, que tivesse uma característica só minha, que ao olhar minha obra qualquer pessoa pudesse entender minha escolha; mas que também retratasse um pouco de minha vida.
Então optei por escolher um cavalinho de madeira (pau brasil), ele pertence ao meu sobrinho, cavalos tem significado especial para mim, trazem marcas e lembranças de minha infância que guardo com muita saudade. Aprendi a cavalgar desde cedo, lazer que não dispenso até hoje; pois a sensação de liberdade que se tem ao cavalgar é gratificante. Como tenho por meu RS um orgulho imenso, não deixo de cultivar nossas tradições, pois não dispenso um rodeio, nem as lidas campeiras.
Meu outro objeto escolhido foi uma estrela, pois ela representa meu lado romântico e sonhador, quem não se lembra da adolescência, das paixões, de sonhar acordada imaginando mil fantasias numa noite estrelada?
Fico pensando o que as outras pessoas pensaram das minhas escolhas, e isso me deixou bastante curiosa, será que vão identificar o que eu quis representar?
“Para ter a resposta fiz alguns testes e das seis pessoas que mostrei, sem falar ou explicar minha escolha foram unânimes em afirmar que os objetos representados no meu prensauto são “a minha cara”. Isso me deixou muito feliz; pois se fosse expor minha obra de arte conseguiria expressar, através dela minha sensibilidade.
Em relação à exposição, colocaria um tapete vermelho e os diferentes Prensautos, como se eles estivessem fazendo uma caminhada por um trecho desconhecidos, colocaria setas e placas indicativas como: segue em frente, pare, atenção, observe, reflita...
Quando iniciei meu prensauto tinha como principal meta a realização da tarefa, porém a cada passo realizado ficava mais motivada e sensibilizada. A menina curiosa queria ver tudo pronto logo e a sensação de ver meu prensauto acabado, deixou uma sensação de felicidade, o lado artístico falou mais alto, e minha imaginação me fez pensar seriamente qual seria os objetos escolhidos por meus alunos.
Então fiquei arquitetando em minha mente as possibilidades, como eles representariam suas escolhas? Como expressariam seus sentimentos, suas lembranças?
Confesso que fiquei entusiasmada a realizar uma oficina com o tema PRENSAUTO; minha escolha por oficina é devido ao número de alunos por turma o que dificulta a produção de atividades diferenciadas. Acredito que trabalhar grupos menores seria ideal, pois despertaria a criatividade e imaginação de nossas crianças e adolescentes. A partir dessa oficina, convidaria os alunos para ajudarem na monitoria nas turmas menores, sei que será um processo demorado, mas os resultados serão gratificantes; pois vejo que nossos adolescentes nos surpreendem quando apresentamos algo desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário