domingo, 14 de agosto de 2011

Educação e Cidadania

Educação e Cidadania


"Uma educação para a cidadania, só pode ter como objetivo, promover a igualdade e não estabelecer distinções sociais.”


(Autor desconhecido)


O grande desafio da educação brasileira é promover uma educação inclusiva onde cada cidadão, sinta-se parte integrante do processo ensino-aprendizagem. Precisamos repensar o currículo de nossas escolas e adaptá-los, tornando-os mais flexíveis e voltados a realidades de nossos alunos. É necessário um comprometimento maior de família, escola e sociedade em relação às práticas desenvolvidas na escola.


Nesses últimos anos muitos são os projetos sobre inclusão, porém nossas escolas não estão preparadas para atender integralmente nossos alunos portadores de necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais.


Precisamos resgatar valores já esquecidos por nossa sociedade, fortalecer os vínculos família e escola, para que cada um assuma seu papel neste contexto social.


Acredito que as mudanças só aconteceram quando as pessoas se mobilizarem, onde uma participação efetiva de todos num processo de mudanças comece nas bases.


Muito de tem discutido sobre inclusão, porém desenvolver projetos e ações voltadas à valorização dos ser humano, sua autoestima, e seus sonhos e anseios. Através de um currículo voltado a realidade, de cada região podemos buscar ações que vão nortear as mudanças necessárias na prática educacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário