domingo, 14 de agosto de 2011

Mídia e Educação


Atividade



Utilizando o artigo de FISCHER como base para reflexão, selecione um pequeno estudo de caso, (reportagem, comercial, anúncios, bandas, etc) e crie um texto a partir das questões abaixo sugeridas:

- Qual o tema do estudo de caso escolhido para ser analisado?

- Quais valores ou sentimentos podem ser construídos, considerando o modo com que o tema foi apresentado?

- Quais estratégias midiáticas são utilizadas para apresentar o tema ao público?

- Como uma abordagem crítica pode colaborar para a desconstrução ou crítica dos discursos vinculados?

- Como a proposta crítica pode servir de embasamento para propor a discussão sobre a mídia e a construção de conceitos para alunos da Escola Básica?

Fonte:

FISCHER, Rosa. Educação, subjetividade e cultura nos espaços midiáticos.
http://aidarosadieguezsabio.pbworks.com/f/3educa%C3%A7%C3%A3o+subjetividade+e+cultura.doc




http://www.youtube.com/watch?v=nWEgjrvVXUs

Minha escolha foi à propaganda da Coca Cola: Razão para acreditar através de recursos muito bem selecionados a empresa comemora seus 125 anos com a proposta que existem razões para acreditar num futuro melhor. Em minha opinião, a propaganda prende nossa atenção, desviando nosso olhar dos problemas atuais pelo quais estamos vivenciando.
O tema abordado pela propaganda nos faz refletir sobre assuntos cotidianos de forma agradável, pois através apresenta de forma subjetiva a mídia faz o telespectador lançar um olhar diferente, reforçando a ideia que outro mundo é possível, pois as coisas boas prevalecem sobre as ruins.
A mídia usa o filme onde a música de fundo, apresentada em coro, nos repensar, refletir, analisar valores de forma subjetiva.
De forma contextualizada os recursos utilizados pela mídia foram bem escolhidos e apresenta temas relacionados a meio ambiente, reciclagem, valores, amor são apresentados reforçando o pensamento de que o bem é maior e sempre vence.
A mídia de maneira persistente muitas vezes usa a propaganda para manipular as pessoas e convence-la de que o produto apresentado é o melhor, enfatizando a indução para o consumismo, levando o telespectador a comprar, gastar, muitas vezes sem necessidade. Muitas vezes transmite excessos de informações o que induz o público a adquirir muitas vezes sem necessidades.
Podemos usufruir dessa propaganda para debater muitos assuntos com nossos alunos, possibilitando uma visão atual dos problemas atuais e possíveis soluções.






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