domingo, 14 de agosto de 2011

Educação e Cidadania

A escola é lócus privilegiado para motivar crianças e adolescentes a participarem criticamente da sociedade da qual fazem parte.

Considerando a música como um instrumento de afirmação cultural e política, crie uma atividade que possibilite os alunos a desconstruírem preconceitos. Escolha um trecho da música Guerra (War), da Banda Tribo de Jah, como elemento disparador da atividade, relacionando o trecho escolhido com o vídeo indicado.

Fontes:

1.Música

Guerra (War) Tribo de Jah

Até que a filosofia que torna uma raça superior
E outra inferior, seja finalmente, permanentemente
Desacreditada e abandonada
Haverá guerra, guerra, rumores de guerra

Até que não haja jamais cidadãos de 1ª e 2ª classe de qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Não tenha maior significado que a cor dos seus olhos
Haverá guerra, rumores de guerra

Até que direitos iguais prevaleçam pra todos
Sem distinção de raça, de credo ou de cor
Haverá guerra, guerra, rumores de guerra

Até esse dia o sonho da paz final,
Da almejada cidadania e o papel
Da moralidade internacional
Não serão mais que mera ilusão a ser percebida mais nunca atingida
Haverá guerra, rumores de guerra

Até que os ignobeis regimes
Que matem nossos irmãos oprimidos
Em condições sub-humanas
Sejam destruídos, pra sempre banidos

Até esse dia não se conhecerá a paz
A ideia e o mundo em harmonia não se dará jamais
Porque haverá guerra, rumores de guerra

Guerra ao sul, guerra ao oeste
Guerra ao norte, guerra ao leste

Haverá guerra...

A guerra se alastrara...

http://www.vagalume.com.br


2.Vídeo

Caminhos da escola eps.32 – Educação para a cidadania, em

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3835


Inclusão Social e Cidadania
"A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos." (Hannah Arendt
).

Partindo da proposta apresentada a partir da música Guerra (War), da Banda Tribo de Jah, e do vídeo Caminhos da escola eps. 32 – Educação para a cidadania, considerando a escola como um espaço coletivo, de convivência entre jovens e adolescentes, precisamos proporcionar momentos de discussão sobre cidadania.

Para introduzir a discussão entre os alunos, apresentaria o clipe da música Guerra, da banda tribo do Jah no telão, dando oportunidade para que ouvissem e refletissem sobre as imagens do clipe e a letra da música. Depois desse clipe, formaria grupo de discussão, onde cada aluno poderia expor sua opinião; após esta discussão faria a socialização com o grande grupo.
Podemos discutir o tema proposto nas diferentes turmas, sejam elas de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio, direcionando nosso olhar e tendo uma abordagem diferente, criando na escola um espaço de convivência fraterna.
É preciso abrir espaço de diálogo, desenvolvendo atitudes de solidariedade, pois muitas vezes nosso individualismo leva a guerras e conflitos internos, precisamos resgatar a paz, pois isso facilitará as relações sociais. Acredito que a escola tem papel fundamental no resgate da cidadania através de discussões e reflexões.
"É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania". Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário